O que mitologia e startup tem em comum?
Respondendo essa pergunta, o universo das startups é repleto de nomes e apelidos exóticos, que remetem a mitologia.
Esses nomes servem para o mercado, empreendedores, investidores e mentores distinguirem o tipo de startup, seu ramo de atividade, seu estágio e também o seu valor de mercado.
A todo momento surge uma terminologia nova, e veremos aqui o significado de algumas das nomenclaturas mais comuns e utilizadas, como unicórnios, decacórnios, pôneis, zebras, camelos, dinossauros, centauros e dragões, dentre muitos outras existentes por ai.
UNCÓRNIO: É sem dúvidas o termo mais utilizado e difundido. Unicórnio significa uma empresa financiada com capital privado que ultrapassou 1U$ bi de avaliação de mercado.
Esse termo surgiu em 2013 no Vale do Silício, mais especificamente por Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, remetendo a um ser mitológico que seria difícil de ser encontrado.
Atualmente as empresas unicórnios não são mais tão difíceis de serem encontrados assim, como foram nos anos 1990 e 2000 com o surgimento de empresas como Google e Facebook.
Acredita-se que existam cerca de mais de 800 dessas empresas hoje, segundo o site CB Insights.
Ademais, vale lembrar que momento no Brasil já existem cerca de 21 unicórnios, dentre eles, 99, Vtex, Pagseguro, ifood, c6bank, quinto andar e muitos outros, sendo algumas muito perto de conquistar este espaço como Guiabolso, Neon, Hurb, Olist.
DECACÓRNIO: Este termo foi criado em 2015, e se refere a startup que já ultrapassou os 10U$ bi em avaliação. Este nome se refere a uma empresa em estágio pré-IPO, ou seja, um negócio que ainda sequer abriu seu capital através de oferta pública de ações, mas que já atingiu a quantia de bilhões de dólares.
A maioria dos decacórnios estão na China, como a Bytedance de inteligência artificial, avaliada em cerca de U$ 75bi e as americanas SpaceX, Airbnb, e Epic Games (dados de 2019).
No Brasil, recentemente o Nubank alcançou esse patamar ao chegar e superar esse valor de U$ 10bi em 2019, sendo que em recente IPO feito na bolsa de NY.
Com isso saltou para um valor de mercado estimado em 52 bilhões de dólares, ultrapassado o valor de bancos estabelecidos.
Já se fala até em Hectacórnio, Startups com um valor de mercado acima dos US$ 100 bilhões. A única conhecida no momento é a chinesa ByteDance (TikTok).
DRAGÃO: O termo startup dragão surgiu em 2014, e assim como o unicórnio, o dragão também atinge o valor de mercado de U$ 1 bi. Este tipo de empresa é muito mais rara do que a unicórnio, pois devolvem aos investidores todos os fundos aplicados em única rodada de negócio.
Exemplos clássicos dessa agressividade e velocidade de mercado são as Startups Uber, Arbnb, e a Fitbit que conseguiu obter 732 milhões de dólares com a venda de ações em sua oferta pública inicial, valor que triplicou o investimento.
ZEBRA: As startups chamadas zebras (termo criado em 2017 por Astrid Scholz), fazem um contraponto interessante em relação às unicórnios, primeiro porque remetem a um animal real e social que vive em um grupo e protegem uns aos outros ao invés de um ser mitológico.
Se referem um modelo de negócios lucrativo que resolve problemas paupáveis, que querem ganhar dinheiro, mas ao mesmo tempo contribuem para melhorar a sociedade, pois possuem valores como cooperação, compartilhamento, sustentabilidade.
CAMELO: Essa nomenclatura surgiu com o agravamento da crise da Covid-19, e se referem a empresas capazes de sobreviver a um mercado de extrema incerteza, remetendo a figura de animais resistentes e resilientes capazes de sobreviver as adversidades.
O crescimento acelerado não é o único objetivo, pois assim, como as startups zebras estas também focam num crescimento planejado e estruturado e com muita cautela na hora de buscar um investimento de risco.
Essa visão de longo prazo e boa gestão é um dos diferenciais, onde podemos citar como exemplo no Brasil Locaweb, Hotmart e MaxMilhas, conforme relatório da Norte Ventures.
PÔNEI: Essa denominação serve mais para nos referir àquelas empresas que ainda não conseguiram alcançar o status de unicórnio, pois uma pônei é uma empresa emergente, avaliada entre 10 e 100 milhões de dólares.
CENTAURO: O centauro é uma startup avaliada em mais de 100 milhões de dólares. Quando uma empresa de unicórnios ultrapassa 100 milhões, sua notoriedade é considerável e ele se torna uma centauro.
MINOTAURO: Esta representação direta da mitologia, refere-se uma empresa que levantou mais de US$ 1 bi por um fundo venture capital ou private equity. Difere-se da unicórnio que tem avaliação de mercado de U$ 1bi, mas ainda não foi capaz de efetivamente capitar essa quantia. Um exemplo é o Airbnb, que já arrecadou mais de U$ 5 bi.
DINOSSAURO: Uma empresa chamada Dinossauro não é na verdade uma startup, aliás, muito pelo contrário, trata-se na verdade de uma empresa extinta ou em vias de extinção.
Como exemplo, temos a Nokia, gigante inovadora que chegou a ser líder em tecnologia e se tornou obsoleta em menos de dez anos.
Em se tratando de mitologia das startups, existem ainda outros termos menos utilizados como startup barata, zumbi e hipogrifos (águia, com corpo de cavalo) presente na série de filmes do Harry Potter.
Há também as undercorn, trazido por Dan Primack para significar as empresas decacórnios que após o IPO perderam valor de mercado e consequentemente o seu status, como o caso da Pitrest.
E por fim, as startups coelho, que possuem crescimento lento e estável sem atingir o mesmo frenesi das unicórnios.
Concluindo, podemos ver que o mundo das Startups é repleto de animais fantásticos, e a mitologia das startups representa a diversidade com novas possibilidades, onde o céu é o limite para que se lança no empreendedorismo.
https://inacarato.com.br/artigos/
Flávio Henrique Azevedo Inacarato
Advogado, Chief Legal Officer (CLO), Co-fundador da empresa AvaUnity, investidor, membro de diversos conselhos consultivos e Membro Consultor da Comissão Especial de Direito para Startups da OAB Nacional. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1997. Inscrito na OAB / SP nº 159.248 (220.233). Atuando na advocacia há mais de 20 anos em empresas nacionais e estrangeiras, com foco em Direito Societário, Civil, Internacional, Contratual, Consumidor e Novas Tecnologias
Para saber mais fale conosco flavio@inacarato.com.br
Esse e outros artigos podem ser encontrados na portal migalhas.