
Entenda o que é método Lean Startup e como ele pode ser útil para o seu negócio.
A palavra “lean” vem do inglês e pode ser traduzida como “enxuta”, sendo que Lean Startup significa, numa tradução livre, startup enxuta.
Esse conceito vem do mundo do empreendedorismo e envolve um trabalho de identificação e eliminação de desperdícios nos processos, estando muito atrelado ao ambiente de startups de tecnologia.
Esse termo foi cunhado por Eric Ries, que criou essa metodologia após a observação de diferentes modelos tradicionais, até que conseguiu uma adaptação para o mundo das empresas iniciantes, tecnológicas ou não, e publicou o livro “Lean Startup”, editado no Brasil com o título “Startup Enxuta”.
Eric Ries utilizou dentre outros conceitos o modelo Toyta, ou seja, na filosofia japonesa do Lean Manufacturing para repensar e propor um novo padrão de criação, que busca a identificação e eliminação de desperdícios.
Outro modelo utilizado para essa formação foi o Customer Development de Steve Blank, onde é ensinado uma forma de você direcionar os esforços de sua startup, demonstrando quando é preciso direcioná-la ou quando você deve preservar suas estratégias para um crescimento acelerado.
Segundo Ries: “”Toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes é desperdício.”
Assim esse método demonstra não só uma forma de criar produtos almejados por clientes e gerar ciclos de aprendizados, mas também visa sempre um crescimento acelerado.
Existem algumas diferenças básicas entre o modelo Lean Startup e o tradicional:
a) Estratégia:
– Baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios;
– Baseada em implementação, utiliza plano de negócios.
b) Velocidade:
– Busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação;
– Pausada e opera apenas com dados completos para a ação.
c) Criação de produto:
– Teste hipótese no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo.
– Prepara o produto para o mercado, com um plano linear.
d) Insucesso:
– Utiliza o método de “pivotar”, ou seja, inverte o curso oferecendo novas possibilidades de produtos.
– Muitas vezes a solução é demitir o executivo ou abandonar por completo o projeto.
Para colocar essa metodologia em prática é possível que o empreendedor siga alguns passos importantes na construção do seu negócio.
O primeiro passo é utilizar uma ferramenta chamada Canvas, para montar o seu modelo de negócio. Esta ferramenta nada mais é que um diagrama que mostra como a empresa cria valor para si e para os clientes.
Em segundo lugar, essa metodologia Lean, utiliza conceitos de marketing, tecnologia e gestão, em que o empreendedor deve testar as suas hipóteses com a abordagem chamada “desenvolvimento com clientes” ou customer development, ondo o empreendedor deve montar um MVP.
O MVP (Minimum Viable Product) ou produto mínimo viável é uma versão simplificada do seu produto, com suas principais funcionalidades, e não há uma regra ou um formato definido para rodar esse MVP, pois pode ser somente, um site ou uma plataforma com funcionalidades reduzidas, ou pode ainda ser somente uma apresentação ou um vídeo.
Além do MVP – Minimum Viable Product, ainda temos as ideias de pivot e métodos mais ágeis de interação com clientes.
Como é o caso do Dropbox, em que o MVP apresentado pelos fundadores era tão somente um vídeo simples para os investidores explicando como a plataforma iria funcionar no futuro.
Em terceiro e último lugar, a Lean Startup abraça o chamado “desenvolvimento ágil”, que está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento com o cliente. No desenvolvimento ágil, não há perda de tempo ou de recursos, pois o produto é desenvolvido de forma iterativa e incremental.
O principal componente dessa metodologia Lean é o ciclo “construir-medir-aprender” (build-measure-learn feedback loop), sendo que para isso é fundamental tentar descobrir qual é a “dor do seu cliente”, e como seu produto ou serviço pode resolvê-la.
E para isso como vimos é fundamental ter um produto minimamente viável (Minimum Viable Product – MVP), para que seu processo de aprendizagem ocorra da forma mais célere possível.
Assim com o MVP rodando, é possível que os empreendedores consigam ajustar o seu produto ou serviço através desse método de mensuração e aprendizado.
Por fim, esse método da Lean Startup permite que os empreendedores possam desenvolver produtos e serviços que os clientes realmente querem em vez de tentar construir negócios baseados em ideias não testadas.
Para saber mais fale conosco: atendimento@inacarato.com.br

https://inacarato.com.br/artigos/
Esse e outros artigos podem ser encontrados na portal migalhas.